Centrais sindicais reúnem sexta-feira em Assembleia
GOVERNO PROMETE PAGAR SALÁRIOS COM REAJUSTE DOS 25% MAIS TARDAR EM MARÇO
O governo angolano reafirma não haver condições para o pagamento do salário da função pública, com reajuste dos 25 por cento, a partir deste mês, com promessas de fazê-lo somente até finais de Março.
Na reunião realizada esta terça-feira, 7, com os responsáveis das Centrais Sindicais, os representantes do governo voltaram a defender, que o incumprimento do acordo rubricado em maio do ano passado, deve-se a questões legais.
De acordo as autoridades, o não pagamento do reajuste dos 25 por cento a partir deste mês, está ligado a necessidade de se efectuar a revisão do Decreto Presidencial que "regula as tabelas salariais".
"Vamos cumprir o mais tardar até final de março deste ano",avançou o Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), Pedro Filipe.
O representante do governo no encontro com as Centrais Sindicais, assegura que tão logo o processamento for efectuado, os trabalhadores da função pública, receberão também os retroactivos de janeiro e fevereiro.
"Ainda que exista algum atraso na materialização desta medida, está garantido", reforçou Pedro Filipe.
O Porta-Voz das Centrais Sindicais, Jacinto Francisco disse que não concordam com o posicionamento do governo, uma vez que o acordo inicial prévia o pagamento a partir de janeiro.
Jacinto Francisco deu a conhecer que, sexta-feira, terá lugar assembleia dos trabalhadores, para a discussão deste assunto, para tomarem um posicionamento final, mas, não descarta a possibilidade de se activar a terceira fase da grave nacional.
Redacção Ponto de Situação